As vestes de Formatura


As vestes acadêmicas são na verdade vestes talares. A palavra talar vem do latim talus, calcanhar, daí a expressão veste talar, “aquela cujo comprimento vai até os calcanhares”.
As vestes talares , de uso característico pelos clérigos, têm sua origem nos trajes sacerdotais da antiga Roma. No ambiente acadêmico, fazem parte do Cerimonial, tendo sido adotadas pelas universidades européiasa partir do século XIII, com o aparecimento da figura do reitor. Símbolos de poder, de posição hierárquica, as vestes talares têm o objetivo de destacar as pessoas que as utilizam das demais, dando-lhes especial representatividade. Os magistrados e advogados também usam vestes talares (toga e beca) em sua profissão.







Beca
Devido a se tratar de um acontecimento solene, é obrigatório a utilização de vestimenta apropriada, devendo essa, ser a Beca, que quando completa é composta por capelo (chapéu) acompanhado de pingente que deve ser posicionado do lado esquerdo; o símbolo do curso ou da instituição; capa, vestida sobre a beca; faixa, também sobre a beca, na altura da cintura.


As cores das faixas são diferentes e dependem do tipo de curso em que se está graduando. São mais comuns, para os concludentes do Ensino Superior, as variantes de marinho, azul royal e celeste. No Ensino Médio usa-se, geralmente, faixa cor lilás.

As cores da faixa utilizadas sob a beca são determinadas pelo curso.





































Capelo


Chapéu de uso obrigatório nas cerimonias oficiais de faculdade e universidade, nas solenidades de concessão de grau, outorga,posse, transmissão de cargo e na presença de autoridades. Ele representa o poder temporal fazendo uma analogia a coroa real. Nas formaturas o capelo é usado por quem  recebe e por quem outorga o grau, o capelo do formando deve ser na cor preta e o reitor usa capelo na cor branca.























Nenhum comentário:

Postar um comentário